É hora do basta! Chega de análises irresponsáveis e aleatórias sobre o mercado imobiliário. Estamos falando de coisa séria, que mexe com a vida e o sonho de brasileiros e brasileiras espalhados por todo país: famílias, corretores de imóveis, empreendedores e profissionais ligados ao setor. Logo, não se pode “brincar de ser” especialista, ao comentar um assunto tão caro a nós, que atuamos no segmento.
Cansei de ler opiniões de supostos peritos, no ramo de imóveis, que, a meu ver, mais se parecem com curiosos tentando aproveitar os “15 minutos de fama”, gerando alardes ecomprometendo uma ação madura e consciente do segmento. A situação se agrava, quando estes “pseudoespecialistas”, para justificar seus pontos de vista, atacam a legitimidade dos verdadeiros estudiosos do setor, alegando que esses falam em interesse próprio.
SIM! Especialistas comprometidos e responsáveis falam em interesse próprio, afinal, vivem desse mercado e sua responsabilidade é com um dos principais setores da economia brasileira, com a população e com os profissionais que trabalham nele. Desse modo, sua análise não é uma aventura. Este é o comportamento de todos nós que lutamos por um segmento forte, com crescimento e valorização permanente.
É por isso que, hoje, venho apresentar um diagnóstico transparente e sem rodeios de um tema que nos provoca e confronta nossas certezas: a tão especulada bolha imobiliária e as perspectivas para o mercado em 2014. Entretanto, não poderia começar este assunto, sem antes diferenciar os verdadeiros estudiosos daqueles que são os aventureiros do mercado.
Portanto, esta não é uma avaliação fruto de achismo ou de um otimismo exacerbado. Ao contrário, baseio-me em índices e indicadores de mercado. Mergulhe comigo nesta reflexão. O texto é grande e não poderia ser diferente! Leia até o final. Depois dele, sua visão do mercado imobiliário não será mais a mesma.
--------------------------------------------------------------
Marcus MANDARINO
Consultor Imobiliário
(21) 97602-8002
Nenhum comentário:
Postar um comentário